07/03/2014

Filtro dos sonhos

Como começou: 

O filtro de sonhos, como ficou conhecido em português, na verdade, não é um filtro, é uma teia. Os Ojibwe acreditam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós. Então, na verdade, estes sonhos são bons sonhos. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para separar estes sonhos e energias ruins que existem os dream catchers. 

A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem.Por isso,deve ser colocado em um local que bata sol. Os círculos são feitos com ramos flexíveis de salgueiros e revestidos com tiras de couro. 

Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. O bebê, observando a pena dançar ao vento, aprende uma lição sobre a importância do ar. Além disto, a pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. A pena de águia, masculina, serve para dar coragem. 

Para captar os sonhos dos adultos, os dream catchers são trançados em fibra e não com ramos de salgueiros. Por isso são mais resistentes.


Significado de cada parte:


O Círculo- ( é a base do filtro) – representa o círculo da vida, símbolo do sol, da eternidade, do infinito, sem começo ou fim, nosso consciente, nosso corpo físico e mental, espiritual.
A teia- (Alma) – é o que tecemos para nossa vida, o caminho, livre arbítrio, o que percebemos no corpo emocional.
O centro – é nosso self ( si mesmo), eu-superior ou “Eu sou”, pode estar com uma pedra significando o olho Deus que tudo vê , ou vazio representando principio criador.
As penas – estão ligadas ao elemento( terra, água, fogo, ar) – e de que forma vemos a natureza é o ritmo e o movimento. A energia  da pessoa.
As pedrinhas – As pedrinhas são formas de cura em que estamos precisando. Conexão com roda medicinal dos índios ensina a clareza, limpa mágoa, lida com medos.









3 comentários: