06/04/2014

Distúrbios alimentares

Vim aqui falar sobre um problema muito comum nos dias de hoje. Várias pessoas passam por problemas como anorexia e bulimia,várias vezes por pressão de familiares e também da sociedade. Afeta mais as mulheres,geralmente até mesmo pelos valores que a mídia prega.
Entrevistei duas pessoas que já sofreram com esse transtorno e gostaria de compartilhar com vocês.








  • Como começou?
Bom,na verdade eu comecei primeiramente a me preocupar com meu peso e fazer dietas.Depois que eu vi que o estresse de fazer uma dieta era demais e não funcionava tão rápido assim,eu comecei a vomitar.
Começou quando eu tinha 9 anos.Mudei de escola e começaram a fazer bullying comigo por eu ser um pouco acima do peso.
  • Quais os motivos que te levaram a começar?
Os motivos que me levara a começar foram muitos.Na época eu era mais nova e também um pouco gordinha e brincavam com isso.Por mais que fosse só brincadeira,começou a me afetar.Dentro da minha família também me chamava de gorda,mas não era brincadeira.Quando alguém me chamava de gorda eu ficava muito triste e surtava,literalmente.Corria para o banheiro e ficava lá pensando em porque eu era assim e coisas do tipo
Fiquei com muita neurose,porque todos não gostavam de mim porque eu era acima do peso, brincavam comigo e com meus sentimentos. Me zoavam e eu não aguentava mais,comecei a parar de comer ou quando comia,vomitava tudo.Tinha muito medo de ganhar peso. Queria buscar a perfeição e então comecei a abusar de dietas,exercícios e mesmo quando eu estava abaixo do peso me sentia gorda.
  • Qual era sua reação quando falavam sobre isso perto de você?
Quando alguém falava ou eu ficava quieta ou defendia meu problema,dizendo que não era tão ruim assim e que quem faz isso tem suas razões.
Eu tentava fugir do assunto,não gostava. Me sentia mal quando meus amigos julgavam quem tinha essa doença.
  • Alguém sabia?
Ninguém sabia.
Só minha família. 
  • Quando as pessoas ficaram sabendo,o que disseram? Julgaram ou apoiaram?
Depois de um tempo começaram a suspeitar,mas ninguem nunca fez nada,mesmo depois que todo mundo já sabia. Só um menino que me ajudou.
Alguns primos me julgaram,mas a maioria me apoiou até o fim.  
  • Como você se sentia?
Muito mal,pois depois de um tempo eu desenvolvi depressão.
 Me sentia diferente,feia,inútil e me perguntava todo dia por que eu quem tinha que passar por tudo isso.
  • Isso desencadeou outros problemas?
Depressão.
Eu já me cortava,depois disso,só piorou. Eu fui internada 3 vezes por tentativa de suicídio. O problema ficou mais grave.
  • Hoje,como você se sente em relação a isso?
Hoje eu consigo falar mais abertamente sobre o assunto,mas ainda tenho um pouco de vergonha,pois há pessoas que acham que é frescura,que não acreditam que é um problema sério.
Uma batalhadora por ter passado por tudo isso e ainda assim continuar com um sorriso no rosto para mostrar para todo mundo que queria me derrubar que eu dei a volta por cima. 
  • Você quem decidiu procurar tratamento?
Depois de um tempo eu resolvi buscar tratamento,porque na minha casa ninguém acreditava que eu realmente estava passando por isso,porque eles não viam e eu não falava sobre isso com eles.
Primeiro foi minha mãe e minha avó,depois eu, que percebi que realmente precisava de ajuda e que estava doente,que foi a parte mais difícil.
  • Qual foi o tratamento adotado?
Já fazem 4 meses que faço terapia cognitiva,mas vou fazer para o resto da vida. Tomo remédio para controle e faço acompanhamento psiquiátrico.
Fiz vários exames,lutei para recuperar o peso corporal, tive que melhorar meus hábitos alimentares e diminuir minhas atividades físicas por um bom tempo.
  • O que tem a dizer a quem está passando por isso?
Eu perdi muito tempo.Como eu queria ter procurado um tratamento mais cedo e acabado com essa infelicidade sem demorar tanto.Eu juro que aos poucos você vai recuperar o amor próprio e não tem quilos perdidos que superem a felicidade que isso dá. Busque o seu equilíbrio e lembre sempre que você não é só um corpo. Você é também um espírito,uma alma e esse corpo é só um veículo para você fazer o melhor enquanto estiver aqui. E seja forte! Se alguém disser que é frescura ou falta do que fazer,não dê ouvidos.Você tem um problema que pode e deve ser tratado.
Nunca desistam.Admito,sofri demais com tudo isso,mas você tem que dar a volta por cima e mostrar que você é superior,que você é capaz e principalmente,que se sente bem com seu corpo.Não se deixe levar por críticas e comentários bestas. Se você perceber que precisa de ajuda,procure! Não deixe essa doença se agravar.Saiba que eu e mais todas as pessoas que passaram por isso um dia estamos com você.Você consegue,você é forte,você é capaz! 

                                Anônimo - 15 anos
Anônimo - 14 anos


Apenas lembre-se que você é linda (o) do jeito que é. Gordo ou magro,preto ou branco,alto ou baixo,nada disso importa quando se tem caráter. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário