06/04/2014

Formerly...

   Se formos comparar as coisas de lá de mil 1960, podemos ver que muuuuuita coisa mudou inclusive, os valores e respeito das pessoas
   Como hoje o mundo está bem "moderninho" e tem gente se expondo muito, coisa que antigamente não seria permitido tipo fotos peladas, ou então meninas ficando com 30 em uma noite, fiquei bem curiosa em saber como eram tratadas essas pessoas antigamente.
   Esse final de semana, matei a minha curiosidade. Fiz umas perguntas aos meus avós e fiquei impressionada de como realmente as coisas mudaram. Então, pedi permissão pra eles para poder fazer umas perguntas e postar aqui pra vocês e lógico, meus avós "modernos" ( ou não...) deixaram.
   Foram 10 perguntas feitas e respondidas. Algumas só meu avô respondeu, outras só minha avó e outras os dois. O debate em casa foi muito grande durante as perguntas por isso, dei um resumidinha!




Meus avós!!



   1- Como as meninas da sua época eram em relação aos homens ?
   
   Vó: Eu não conheci as "biscates" porque eu vivia no sítio e lá não tinha isso. As meninas que iam no baile (quando eu ia)  e queria paquerar, tinha que olhar atravessado, por baixo até o garoto perceber.

   Vô: Não existia "puta". Se o cara quisesse perder a virgindade solteiro, tinha que ir pra zona.


   2- O que acontecia se as mulheres se comportassem ao "contrário" ? Como a sociedade reagia ?

   Vó: Elas não achavam ninguém pra casar. Ficavam solteironas e morriam "pra titia"!


   3- E se os homens fossem galinhas ?

   Vó: Homem naquela época pudia pegar 30 por dia que não pegava fama alguma. Virava o gostosão e as mulheres queriam mais ainda.

   4- O que acha dos jovens de hoje ? Acha que alguém tem "culpa" de ter mudado tanto assim ?

   Vó: Acho o fim do mundo e se fosse um homem, não casava com nenhuma mulher. Tudo fez mudar. A parte eletrônica, meios de comunicação que não tem limites e sem censura porque na minha época, não existia. Hoje, os pais são "caretas" para os jovens!

   5- Como era o namoro antigamente ?

   Vó: Pelo menos um metro de distância uma cadeira da outra. Podia pegar na mão só. Os pais na sala com a gente o tempo todo e se tivesse que sair com o namorado, a irmã ia junto. tinha hora pra sair e voltar, por exemplo: Saia as sete e voltava as dez.

   6- E se a mulher engravidasse solteira ?

   Vó: Era apedrejada pela cidade inteira e era expulsa de casa. Tenho parentes que foram expulsos de casa!

   7- O que você pensava das mulheres "dadas" ?

   Vô: Ah, não queria pra casar não, hein ?!

   8- Já existia traição ? O que acontecia quando descobriam ?

   Vó: Já! Não acontecia nada. A mulher fechava o bico e fingia que nada acontecia pra manter o casamento. Homem traía bem menos que hoje porque como não tinha tantas "biscates" na rua, ele saciava a vontade em casa mesmo.

   9- Como funcionava pra pedir a mulher em casamento ?

   Vô: Se pedia para os pais mesmo. Se não aceitassem, namoravam escondido. Existia muito preconceito então se o cara era negro, era difícil da família da moça aceitar.

   10- Na sua opinião, a sociedade deveria voltar a ser como antes ?

   Vô: De coração ? Acho que deveria voltar. O respeito era maior e os valores eram outros.

   Vó: Era muito grande a rigidez e as pessoas acabavam sendo infelizes. Não deveria voltar a ser como antes!



   O que EU, Giovanna da Silva Bergamasco acho disso tudo ? Acho que a sociedade não deveria voltar a ser completamente como antes porque era enorme a rigidez e muitos tabus como falar de sexo e tudo mais porém, acho que hoje, não damos valor em nada e se damos, é a bens materiais e só (PRATICAMENTE!). Acho que os valores de antes deveriam voltar mas  sem tabus e coisas assim.
   Outra coisa que eu fiquei sabendo no meio dessas perguntas, é que, por exemplo, meus avós começaram a namorar e só 90 dias depois eles deram o primeiro beijo (e foi debaixo de um pé de limão :x). Hoje, a gente beija primeiro (maioria das vezes) pra depois namorar.
   Muitas coisas mudaram, praticamente tudo mas eles, meu avós, eram felizes naquela época e eu, você, nós, somos felizes na nossa época e no nosso mundinho. Isso é o que importa :)




                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário