10/05/2014

Primeira vez - DSTs

   Ao iniciar a vida sexual, é importante que fique a par das doenças que podem ser pegas e transmitidas por ai. Contudo, existem métodos que impedem o contagio, como o preservativo.
   As doenças sexualmente transmissíveis causaram muitos estragos antes da invenção e propaganda dos antibióticos, que tratavam (e tratam) com muita eficiência doenças como sífilis e gonorreia. os antibióticos, assim como as pílulas anticoncepcionais, fizeram com que as pessoas encarassem o sexo de outra maneira (mais despreocupada).
   Contudo, o surgimento da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ), mudou esse cenário. Ela é uma DST que não tem cura e pode levar a morte. Essa doença também pode ser contraída em transfusões de sangue, no uso de objetos cortantes e até no beijo (se a pessoas tiver uma ferida na boca e você também).
   A AIDS ataca o sistema imunológico da pessoa, deixando-a desprotegida das chamadas "infecções oportunistas".  Existe tratamento que, ainda que não cure a doença, mantém o vírus sobre controle, minimizando os danos e permitindo a pessoa que tenha uma vida relativamente normal. É sempre bom lembrar que as pessoas reagem de formas diferentes ao tratamento, e o que funciona para um pode não funcionar para outra.
   Assim, o melhor mesmo é evitar a contaminação com o uso do preservativo. É fundamental!
   outra ameaça transmitida sexualmente, é o HPV (Papilomavírus Humano). Existem muitas variantes desse vírus, e algumas causam verrugas simples enquanto outras podem provocar câncer de colo do útero (muito sério :x). Mais uma vez, o uso da "camisinha" nas relações sexuais é indispensável.



    Vacinas para HPV 
    Existem vacinas para alguns tipos de HPV, e toda mulher que pensa seriamente em começar uma vida sexualmente ativa, deve tomá-las antes de começar suas relações sexuais. Se necessário e achar mais seguro, peça orientação ao seu ginecologista.



                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário